Facebook tenta esclarecer como ele coleta dados
A empresa publicou na segunda-feira uma postagem no blog que descreveu suas práticas de coleta de dados menos de uma semana depois que Mark Zuckerberg testemunhou sobre sua empresa na frente do Congresso. O CEO na época prometeu acompanhar as perguntas que ele não poderia responder no ato.
O post do blog, escrito pelo diretor de gerenciamento de produtos David Baser, é principalmente sobre sites de terceiros e aplicativos que enviam dados sobre seus usuários para o Facebook ( FB ) , independentemente de esses usuários terem perfis no Facebook.
Em troca dessa informação, o Facebook ajuda esses sites a veicular anúncios relevantes ou recebe análises que os ajudam a entender como as pessoas usam seus serviços. A empresa obtém esses dados de sites e aplicativos que permitem que as pessoas compartilhem ou gostem de postagens usando plugins do Facebook ou façam login no site com suas contas do Facebook. Os sites que usam ferramentas de publicidade ou análise do Facebook também compartilham dados.
O Facebook também diz que usa os dados para melhorar seus próprios anúncios e identificar bots e maus atores.
De acordo com o Facebook, as informações recebidas podem incluir o nome do site ou aplicativo, seu endereço IP, seu navegador, o sistema operacional que você usa e se você já visitou o site de terceiros antes.
O Facebook diz que pode combinar esses dados com um perfil do Facebook, se a pessoa tiver um. Caso contrário, a empresa afirma que os dados não são usados para criar um perfil.
Zuckerberg disse durante o depoimento na semana passada que a empresa coleta dados sobre pessoas que não se inscreveram no Facebook "por questões de segurança". Essa declaração levantou preocupações sobre se a empresa tem "perfis de sombra" com informações sobre não usuários.
O post de Baser chama a atenção para outras empresas que dizem fazer coisas semelhantes. Embora o Facebook esteja recebendo o impacto da recente indignação com relação à coleta de dados e às práticas de privacidade, alguns métodos são padrão do setor.
"O Twitter, o Pinterest e o LinkedIn têm botões Like e Share semelhantes para ajudar as pessoas a compartilhar informações sobre seus serviços. O Google tem um serviço analítico popular. E a Amazon, o Google e o Twitter oferecem recursos de login", escreveu Baser no blog. "Na verdade, a maioria dos sites e aplicativos envia as mesmas informações para várias empresas sempre que você as visita."
A postagem do blog também analisa os tipos de controles que as pessoas com contas do Facebook têm sobre seus dados. Por exemplo, os usuários podem desativar anúncios ou excluir seus perfis.
Fonte: CNN
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